top of page
Buscar
  • Foto do escritorYanara Miranda

MACHISMO

Atualizado: 6 de dez. de 2023

Se você leu nossa conversa sobre o conceito de patriarcado, então, compreendeu que é uma estrutura social construída. O machismo é como o patriarcado se expressa. O machismo, como diz Marcia Tiburi, é o “ismo” do patriarcado. É a doença, enquanto o patriarcado é o agente. O machismo é o patriarcado se expressando, personificado na figura do homem.


Significado literal: O machismo é um fenômeno cultural que consiste basicamente em enfatizar ou exagerar as características masculinas e a crença na superioridade do homem.

“O machismo é um modo de ser que privilegia o homem enquanto subestima todos os demais gêneros. Está na macroestrutura e na microestrutura cotidiana. Está na objetividade e na subjetividade das nossas atitudes e linguagem. E justamente porque ele faz parte de um modo orgânico de pensar, de sentir e agir, é tão difícil modifica-lo. O machismo aceita a superioridade dos homens devido a sua masculinidade” Marcia Tiburi.

Porém, se uma mulher se expressar de forma masculina, essa mulher é criticada e diminuída, vira piada. Porque o machismo reserva a masculinidade para os homens heterossexuais e age contra as pessoas que não estão dentro dessa caixinha.

”A feminilidade é um caráter reservado as mulheres e, quando manifestada por homens, é tratada como um erro da natureza. De novo, vira piada, por que para o machismo, feminilidade é sinônimo de fragilidade” Marcia Tiburi.

Esse conceito, talvez seja o mais fácil de ser identificado, pois nos últimos tempos, os discursos e diálogos, trouxe luz para essas questões. Ao mesmo tempo, ainda é possível perceber a dificuldade, por parte de muitos, em identifica-lo.


Como se expressa?

O machismo se expressa de várias formas no dia a dia: a piada que constrange e que só faz rir um dos lados. O comentário desapropriado sobre o corpo, sobre a roupa. No privilegio moral do homem em ter várias parceiras sexuais ao longa da vida, porém se a mulher tiver o mesmo comportamento é vista como a “mulher que não é adequada para casar”. Na cobrança sobre a obrigação da mulher em manter relação sexual com o marido mesmo sem vontade, em prol do casamento bem-sucedido. Quando o homem não se sente constrangido em passar mão no corpo de uma mulher sem autorização. Nos comentários a respeito da capacidade da mulher pautado na beleza estética.


O machismo se expressa quando o homem acredita que a mulher e seu corpo é propriedade dele. Essa ideia é naturalizada nas relações amorosas toxicas, por exemplo, quando o homem proíbe a mulher de usar determinadas roupas, ou quando ele não consegue proibir, mas se acha no direito de ficar incomodado. Se expressa também, no controle de quem a mulher se relacionada, com quem ela fala, os lugares que ela frequenta, na maneira como ela se comporta.


O machismo se expressa na valorização da virilidade. Na importância do tamanho do membro sexual do homem. Na cobrança para com o homem sobre uma vida sexual ativa. No apego a noção de que a heterossexualidade é a única norma aceita. E diminui, toda e qualquer mulher, que apresente vontades e comportamentos próximo ao do homem viril. O machismo reserva apenas aos homens, o direito de se expressarem sexualmente.


O machismo cobra dos homens comportamentos patrões a serem conquistado. O homem precisa estar dentro da norma aceita pelo machismo, para ser visto pela sociedade, como homem. Ao mesmo tempo, que julga e diminui a mulher e demais gêneros. No fim, o machismo não é benéfico para ninguém.


Quero finalizar, deixando três apontamentos:

1 – “O feminismo é ao contrário do machismo?” Acredito que se você leu nossas conversas anteriores, você já tem essa reposta. Mas vou repetir e reforçar. A resposta é um grande e enorme NÃO. “O feminismo tem como referencial a construção de justiça social, que demanda a compreensão da luta como reinvindicação de direitos equitativos para todas as pessoas ” bell hokks. Enquanto o machismo é a crença na superioridade do sujeito homem.


2 – “As mulheres são machistas?” Não podemos dizer que mulheres são machistas, por ser, a mulher, o sujeito que sofre a ação. E sim, podemos dizer, que mulheres reproduzem o machismo. Pois apesar de sermos o objeto que sofre o machismo, também compartilhamos dessa sociedade patriarcal. Aprendemos com o patriarcado, costumes, leis, normas, comportamentos, regras ... E reproduzimos.


3 – “Como os homens podem contribuir?” Acredito que o primeiro passo, vem com a conscientização. É necessário que o homem se compreenda machista. E então se disponha a desconstruir essa estrutura. Na pratica, se relacione com mulheres para além do interesse sexual. Leiam mulheres e outros gêneros, ouçam mulheres e outros gêneros, acompanhem nas redes sociais mulheres e outros gêneros. Se comprometa com a desconstrução do seu machismo, e dos homens a sua volta. E lembrem-se, vocês estão em lugares que nós mulheres não ocupamos. Como roda de amigos, reunião de trabalho, grupo de whtas.. são momentos de chamar para o diálogo o colega que fez o comentário machista. fica a dica!



REFERÊNCIAS:

  • “O feminismo é para todo mundo” bell hokks

  • “Feminismo em Comum” Marcia” Tiburi

  • “Para Educar Crianças Feministas” e “Sejamos Todos Feministas” Chimamanda Ngozi Adichie

  • “Quem tem medo do Feminismo Negro?” Djamila Ribeiro

  • “O Segundo Sexo” Simone de Beauvoir

  • “Feminismo para os 99% - um manifesto“ Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page